sábado, 28 de maio de 2011

LIXO HOSPITALAR - UM PERIGO PARA A SAUDE HUMANA


QUAL O DESTINO DO LIXO HOSPITALAR? 

      O lixo séptico ou hospitalar deve ir para valas sépticas ou ser incinerado, pois a incineração é feita em máquinas especiais e não simplesmente pelo fogo. Entretanto, em muitas cidades, o lixo hospitalar é depositado em aterros sanitários ou mesmo lixões. Isto acontece quando a coleta é irregular ou inexistente. Além disso, muitos resíduos infectantes vão para aterros sanitários através da coleta domiciliar, pois muitas pessoas são tratadas de enfermidades nas suas próprias residências. 

Veja toda a matéria clicando em Leia Mais...


Qual o destino “correto” para o lixo hospitalar? 


     O ideal é encaminhar o lixo séptico a farmácias e clínicas do setor. O lixo tóxico deve ir para aterros especiais ou centros de triagem específicos para que os resíduos possam ser reciclados ou reutilizados. O lixo tóxico deve ir para aterros especiais ou centros de triagem específicos para que os resíduos possam ser reciclados ou reutilizados.
     Existe uma diferença entre destino final e tratamento de resíduos. O tratamento é prévio ao destino final, sendo que para cada tipo de resíduo existe um tratamento e um destino final específico. No caso dos resíduos comuns, geralmente não há tratamento antes de seu destino final e os resíduos vão das fontes geradoras até os aterros sanitários. Resíduos tóxicos passam por tratamento prévio, como blendagem e encapsulamento, e são encaminhados para o seu destino final que são os aterros especiais.
     Esta breve explicação mostra como é complicado lidar com lixo e, portanto, como é importante o seu papel no cuidado com o lixo. Contribuir com o Princípio dos Três Erres (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) é uma maneira ao seu alcance para minimizar diversos problemas ambientais, melhorando a sua própria qualidade de vida e garantindo um futuro ideal para seus filhos sobreviverem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário