quinta-feira, 2 de junho de 2011

EVENTO RECOLHERA DUAS TONELADAS DE LIXO ELETRONICO NA PARAIBA

     A Organização das Nações Unidas (Onu) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Em paralelo, diversos países realizam ao longo do ano ações que incentivem a conservação das matas. Em João Pessoa, neste sábado, dia 04, será realizado o '1° Evento de Lixo Eletrônico' que deverá fazer coleta de componentes de computadores e celulares. O evento acontecerá das 10h às 17h, em frente ao Busto de Tamandaré, localizado no fim da Avenida Presidente Epitácio Pessoa, em Tambaú.
     Para quem possui equipamentos de informática e periféricos, como monitores, teclados, mouses, CPU, notebooks, além de celulares e baterias, que já não funcionam, o momento deve ser aproveitado para dar destino certo aos componentes. Além de liberar espaço dentro de casa e do escritório a ideia é colaborar com o meio ambiente. Tais resíduos, se descartados em lixões, são considerados sério risco para o meio ambiente, pois possuem composição de metais pesados altamente tóxicos que poluem solos e águas.
Para ler a continuação da matéria clique em Leia Mais...

     Segundo Danyele Raposo, gestora do Projeto Farol Digital do Sebrae na Paraíba, os produtos arrecadados na ação de João Pessoa passarão por um processo de separação. A destinação de cada componente será feita por uma empresa especializada e destinada para outras empresas certificadas em reciclagem e manufatura.
     Responsável pela empresa habilitada a fazer a coleta e descaracterização dos componentes, a RCTec, Flávio Costa, diz que o posto de coleta nesse primeiro momento deve arrecadar cerca de duas toneladas de lixo eletrônico. O empresário informou que componentes como plástico, ferro, aço e vidro, além dos metais pesados retornam ao mercado servindo tanto para equipamentos de informática como para uso geral, como para indústrias de dentro e fora do país.
     O '1° Evento de Lixo Eletrônico' também realizará oficinas de recondicionamento de computadores, distribuição de mudas e brindes, e o público poderá receber orientações sobre hábitos sustentáveis e as crianças curtirem um mini viveiro. A ação é um realização da RCTec- Resíduos Eletrônicos com o patrocínio do Sebrae e Farol Digital, integrante da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de João Pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário